quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Ser ou não ser...eis a questão!

in: www.myboodoo.blogspot.com

Não vou fazer campanha quer a favor, quer contra o tema da "despenalização do aborto" porque creio que cabe a cada um de nós essa decisão. Uma decisão, de consciência.

Vim falar deste assunto porque é essencial, os jovens portugueses também se envolverem na acção e participação da vida social e que também é do nosso próprio interesse, saber afinal quais são as nossas opiniões àcerca de um tema tão polémico, quanto absurdo. Desde muito pequenos, ouvimos dizer que todos os Homens têm direito à vida e direito a ter um lugar de dignidade na sociedade. Mas olhando para isto tudo o que acontece à nossa volta, não me parece correcto sermos tão hipócritas se na verdade a última decisão cabe às mulheres que estão na situação de decidir o que fazem da vida delas, tomando ou não uma decisão correcta, mas que cabe ultimamente, por decidirem conscientemente no que irão fazer, sem interlocutores, sem juízos ético-morais, sem descriminações, sem maldade, e que unicamente deve prevalecer, a compreensão e a capacidade de perdoar de cada um de nós. Somos humanos, e como tal erramos por vezes, com decisões que mais tarde irão alterar por completo o nosso futuro e compromete-lo pelas decisões tomadas entretanto.
O significado da vida, deve ser reflectido, penso eu, de duas formas:
A 1ª, a mais complexa e difícil, imagino, pela mulher e somente por ela, a decisão de dar ou terminar a vida, esperando pois, a compreensão e o apoio. Pois, é isso que ela espera da família e dos amigos. A 2ª a mais fácil, para a sociedade, porque é maioritariamente católica e como tal, a favor da vida, deixando essa mulher, deixar crescer no seu ventre uma criança, mesmo que isso signifique uma criança nascida de um..."momento de descuido". Não sei ao certo se estou correcto, mas em Portugal a maior parte das mães portuguesas situam-se entre os 13 e os 18 anos de idade, (nesta situação de instabilidade, e que têm de decidir se fazem ou não um aborto). O que quer dizer, por outras palavras, entre a idade juvenil, até à adolescência, e por aí em diante até à idade adulta. Acredito que toda "a vida" tem direito a conhecer "a vida", mas e aquela que dá a vida? É marginalizada? Quando decidirem alguma coisa, o quer que seja na vossa vida, decidam de consciência livre, e sem preconceitos. Deus, perdoa, àqueles que se sintam culpados, e aos outros, também.

5 comentários:

Espanhol disse...

Em relação a despenalização do aborto... eu voto NÃO!!!
Não pode ser doutra maneira.

Já que se põe a questão que é a mulher que deve decidir, então ela que não seja hipócrita. Se não quer ter filhos, pura e simplesmente use algum tipo de contraceptivo quando tiver relações sexuais. É tão simples quanto isso. Quem não quer ter destes problemas... não arrisca. É preciso prevenir e evitar as gravidezes indesejadas com informação e consciencialização. Esse é o caminho.

Não se pode dar a vida a alguém e, depois por puro facilitismo tirar a vida dessa mesma pessoa.
"A nossa liberdade acaba quando começa a liberdade dos outros"... e se deram vida a uma criança, ela tem a liberdade de viver e, quem lhe deu esse direito foram os pais ao concebê-la.

Já agora pesquisem sobre os métodos utilizados para abortar. Fala-se muito do aborto, mas há pessoas que não fazem a mínima ideia de como é feito um aborto.
Para os mais preguiçosos... deixo aqui um link dos muitos que podem encontrar:
www.acidigital.com/vida/aborto/tipos.htm

Por tudo isto... EU VOTO NÃO!!!

Mónica disse...

O que se trata aqui no Pais, é Despenalização do Aborto e não uma LIBERALIZAÇÂO!!! Existem vários casos para o Aborto, não nos podemos so restringir às mulheres que são incosciente, existem vários tipos, os filhos que nascem com deficiencia, para que nascer se vão sofrer....é por ai que passa a despinibilização e não só! eu voto SIM!! A mulher tem direito a fazer o que quer do seu corpo e da sua vida, porque por vezes as mulheres sujeitam-se aos homens e sua masculidade...eu voto SIM, pelos inumeros casos de mulheres e adolescente mortas por aborto clandestino, eu voto SIM pelas crianças que são mortas pelos familiares, eu voto SIM!!!

margarida disse...

Concordo com o que disse o blogista Cruz e como mulher sou a favor do SIM.
Pela saúde e bem estar fisico e psicologico de todas as mulheres e principalmente para acabar com os intereses monetários dos médicos, enfermeiras ligadas ás práticas em questão.

Espanhol disse...

Cruz:
Antes de falarem convém informarem-se, pois neste momento a lei permite que a mulher aborte em 3 situações: se a mulher for violada, se a gravidez constituir perigo de vida para a mãe e, se a criança tiver algum tipo de deficiência.
"A mulher tem direito a fazer o que quer do seu corpo e da sua vida" -> concordo plenamente, mas não tem o direito de fazer o que quer do corpo e da vida do seu filho.
A despenalização do aborto não vai acabar com o aborto clandestino, isso é garantido. Algumas mulheres garantidamente não irão fazer um aborto à clínica, pois as pessoas vivem da aparência e, fica sempre mal quem faz um aborto.

Margarida:
"Pela saúde e bem estar físico e psicológico de todas as mulheres" -> como mulher que és, achas que uma mulher depois de ter dentro de si uma vida humana... achas que ela ficará bem depois de matar essa própria vida?
Há muitos casos de mães que psicologicamente não ficam bem depois de fazer o aborto... ficam arrependidas eternamente por o ter feito.


A solução é a consciencialização da importância do uso do preservativo nas relações sexuais.
O aborto só vai trazer mais descuido nas relações sexuais, pois se engravidar faz-se um aborto. E com este maior desleixo poderá agravar-se as doenças sexualmente transmitida.

EU VOTO NÃO!!!

susaninha disse...

Aborto... um tema que tem vindo a causar imensa polémica...
Embora a ética da minha (futura) profissao e a minha própria personalidade me obrigue a respeitar a decisao que as pessoas façam e a apoia-las sem fazer juizos de valor...eu estou mais inclinada para o NÃO...
Mas essa escolha depende da consciencia de cada um...

Só queria reforçar a ideia do espanhol num aspecto:
Não vai deixar de haver abortos clandestinos mas se o sim ganhar é bem capaz de aumentar o numero de casos de entradas no hospital com doenças sexualmente transmissiveis do que o actual numero de mulheres com consequencias de ter abortado!

o ser humano tem muito que se lhe diga...