quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

É Natal, é Natal...

É verdade, o espírito natalício está a entrar no blog e nas casas dos portugueses (apesar de estarmos curtos de guito. Não é verdade meus amigos?!) enfim, o espírito está presente e isso é que interessa. Vim postar não para vos falar do consumismo, mas já falando, nem para dizer que o Pai Natal tal como o conhecemos de vermelho e bem-disposto, com aquela barriga de fazer inveja a qualquer jovem de 60 anos, foi uma invenção do refrigerante mais vendido do mundo (coca-cola). Vim mais falar-vos das pessoas, sim das pessoas. Das pessoas que nos lembramos nestas alturas, que são importantes para nós, pessoas de quem gostamos, pessoas que temos um carinho especial, pessoas que nos mostraram um caminho qualquer, pessoas que fizeram alguma coisa especial por nós, pessoas a quem nos damos, pessoas a quem nos confidenciamos...pessoas, apenas pessoas. Dizem que o Natal é uma época bonita, eu então, vou dizer 3 palavras que definem o Natal para mim. 1-Comida, 2-Consumismo, 3-Ilusão. Porquê? perguntam vocês.
Eu explico. A comida, porque é sempre todos os anos a mesma coisa, o bacalhau, o franguito (bem gordo), porque o perú meus amigos, tá caro! O consumismo, porquê? Porque...porque já nada é como antigamente! Antes o acto de comprar uma prenda tinha um significado especial para uma criança, talvez seja a parte de mim que cresceu e se tornou céptica, que já não está enfeitiçada pela magia natalícia, e por isso, já não é aquilo que me traz "um brilhozinho nos olhos" quando recebo uma prenda. 3- Sendo a extensão do segundo, mas não querendo repetir o que disse, a Ilusão para além de ser o deixar de acreditar em algo. O mundo não é perfeito, o Pai Natal não existe, e Jesus não vem à terra para nos salvar deste abismo profundo em que estamos. Por isso, Natal para mim, é lembrar-me dos amigos, telefonar-lhes, mandar um abraço, e beijinhos, e saberem que não me esqueci deles.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois apra mim o Natal , continua a ser uma época Mágica.
1º As crianças à nossa volta merecem continuar a sentir a magia que os nossos pais e amigos nos fizeram sentir.
2º Eu própria sinto que esta época deve ser de aproximação , comunhão,partilha.
3º Sempre transmiti aos miúdos que o Natal e o Pai Natal são em espirito, e magia e esses não podem deixar de existir. Beijos e que a magia do Natal caía sobre ti e todos os que te rodeiam.

Unknown disse...

Muito obrigado ciloca. A magia desaparece nos adultos mas vai sempre existir nas crianças, e em nós, naquela parte que ainda é criança. beijos e bom natal para ti e para o resto da familia. ;)