quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Na corda bamba...

Ontem, tive uma agradável conversa, com alguém que estimo muito e que me levou a escrever este mais recente post, sobre um assunto que os jovens pensam muito sobre as relações e as pessoas que estão à volta das relações.
Não vou falar sobre a conversa, porque é privada, mas vou traçar-vos as linhas em geral da conversa, porque quero que partilhar a conversa e transformá-la num debate de ideias e ver como se desenrola.
Estivemos a falar sobre como as pessoas que têm inveja da felicidade dos outros, são totalmente descontroláveis, psicológicamente, e são capazes de fazer qualquer pessoa enraivecida, porque não se consegue controlar face aos atropelos de conversas de mal-dicência sobre a pessoa com quem falei, prejudicada por outra pessoa. O que quero dizer é que a pessoa com quem conversei, foi prejudicada e quase que ia estragando uma relação, por causa de outra pessoa, porque pura e simplesmente não a queria ver feliz. Habitou-se a vê-la sem ninguém e achava que assim é que ela estava bem, e não deveria merecer a felicidade, como toda a gente merece. Claro que a minha primeira impressão sobre a outra pessoa, foi de repugnância e de total imcompreensão, do porquê de outra pessoa não puder ser feliz como os outros? Aí, compreendi um pormenor que me estava a falhar...a pessoa que não a quer ver feliz, só pode ser: Ou esquizofrénica, ou é uma pessoa cheia de falhas afectivas, e paternais e de poder ter aquilo que muitas vezes chamo de:"falha de sincronismo!" Coitada não tem culpa. Mas o que pudemos nós fazer para a ajudarmos, sem que essa pessoa nos estrague a cabeça primeiro? Para esta questão tenho duas respostas:
1ª-Vai se curar para um manicómio(Júlio de Matos)
´2ª-Ou então vai se socorrer junto a um psicólogo ou psiquiatra, para resolver a questão da personalidade.
Não estou a julgar, nem faço gozo da pessoa em questão, mas acho que a paciência tem limites, para tudo!!

Para terminar, desejo que a pessoa que falou comigo, não se esqueça...:"O amor não se afirma, prova-se..."

3 comentários:

susaninha disse...

Humm...em acho que sei qual a situação em questão por isso apenas tenho a dizer uma coisa elementar:
Dito por ti "Aí, compreendi um pormenor que me estava a falhar...a pessoa que não a quer ver feliz, só pode ser"... essa é a tua teoria (lá voltamos nós à teoria da relatividade)... Eu cá prefiro tentar por-me no lugar dessa pessoa... temos sempre uma tendência bruta pra k knd assistimos a certo comportamento, apontamos o dedo sem olhar para os motivos que levaram a esse comportamento...
Deixo-te apenas esta ideia para ficares a pensar...
Tenho conhecimento da situação e sei que realmente é complicado pores-te no lugar da pessoa que fez tamanha estupidez, mas tenta ver as coisas por outros prismas... É apenas essa a ideia que te kero deixar...
***

Unknown disse...

teoria da relatividade...hum...minha querida susana, expus uma situação da qual tenho a total responsabilidade de não divulgar totalmente tudo o que diz respeito à pessoa, para a proteger. Só posso dizer que a pessoa que tem ou teve este tipo de comportamentos, sente muito a falta de atenção e infelizmente quer viver uma vida que não pode suportar. Tenho dito. *** ;)

susaninha disse...

eu ja te tinha deixado um comentario mas nao sei pk nao apareceu :S eu volto a comentar...
eu nao quero saber qual a situação, não estou mm nada interessada! só te queria deixar uma ideia-chave: muitas vezes, antes de julgar logo os outros deveriamos tentar perceber o comportamento que levou a isso... há casos em que é complicado compreender pk vai contra a nossa personalidade...mas tenta na mesma...