Uma vez que o Homem, pela enorme expressão numérica de indivíduos que cobrem o planeta, e pelo enorma poder que a tecnologia lhe proporciona, pode alterar definitivamente e até contra o seu interesse a prazo médio, sou a concordar que se o homem mudar, todo o mundo muda. De forma mais filosófica, um homem precisa do muito pouco, mas a aquisição de bens é uma forma de se afirmar que o sistema económico utiliza sabiamente para exercer o poder. O facto de querermos coisas e essas coisas serem detidas por entidades, obriga-nos a ceder a nossa liberdade em troca desses bens: temos que trabalhar... E trabalhamos tanto, muitas vezes, que nem tempo temos para disfrutar de facto dos bens para os quais tanto trabalhamos.
1 comentário:
Uma vez que o Homem, pela enorme expressão numérica de indivíduos que cobrem o planeta, e pelo enorma poder que a tecnologia lhe proporciona, pode alterar definitivamente e até contra o seu interesse a prazo médio, sou a concordar que se o homem mudar, todo o mundo muda.
De forma mais filosófica, um homem precisa do muito pouco, mas a aquisição de bens é uma forma de se afirmar que o sistema económico utiliza sabiamente para exercer o poder. O facto de querermos coisas e essas coisas serem detidas por entidades, obriga-nos a ceder a nossa liberdade em troca desses bens: temos que trabalhar... E trabalhamos tanto, muitas vezes, que nem tempo temos para disfrutar de facto dos bens para os quais tanto trabalhamos.
Enviar um comentário